Golpe da maquininha: Como a Meep Balança pode proteger seu negócio

Você com certeza já ouviu falar do golpe da maquininha. Essa fraude está se popularizando cada vez mais e tem prejudicado vários estabelecimentos, incluindo restaurantes, postos de gasolina e lojas de conveniência. Hoje, vamos explicar como esse golpe funciona, como você pode identificá-lo e, mais importante, como proteger seu estabelecimento.   O que é o […]

Você com certeza já ouviu falar do golpe da maquininha. Essa fraude está se popularizando cada vez mais e tem prejudicado vários estabelecimentos, incluindo restaurantes, postos de gasolina e lojas de conveniência. Hoje, vamos explicar como esse golpe funciona, como você pode identificá-lo e, mais importante, como proteger seu estabelecimento.

 

O que é o Golpe da Maquininha?

 

Assim como sugere o nome, o esquema envolve a substituição da máquina de cartão original por um equipamento idêntico, mas que direcione os pagamentos para contas de fraudadores. 

 

Esse golpe pode passar despercebido por dias, ou até semanas, especialmente em estabelecimentos movimentados que utilizam várias máquinas. A longo prazo, o prejuízo gerado pode ser muito grande, comprometendo o fluxo de caixa.

 

Como esse golpe é realizado?

 

O primeiro passo é uma visita ao estabelecimento para avaliar as transações e como a maquininha é utilizada. Em seguida, eles identificam oportunidades, procurando brechas como a falta de câmeras de segurança e os horários de pico. 

 

Normalmente, essa troca acontece em horários cheios, quando os funcionários estão ocupados e as ações podem passar despercebidas.

Como a Meep Balança pode te proteger? 

 

O grande problema é que identificar essa fraude não é tão simples. Para evitar, o lojista teria que conferir manualmente o CNPJ e outros detalhes de cada comprovante de venda, o que é quase impossível no dia a dia. Além disso, a troca muitas vezes só é descoberta dias ou semanas depois, quando o dinheiro esperado não aparece na conta. 

 

A melhor forma de eliminar esse risco é usar uma solução de pagamento integrada, onde não existe a possibilidade de edição dos valores, impedindo que máquinas não autorizadas sejam usadas no seu negócio. 

 

Vantagens da solução:

 

Integração com TEF (Transferência eletrônica de fundos): todo o processo de pagamento é automatizado e seguro, sem espaço para fraudes ou desvios;

Segurança total nas transações: com o sistema Meep, os valores das transações não podem ser alterados manualmente e não há risco de troca de maquininhas;

Monitoramento em tempo real: todas as vendas são registradas automaticamente no sistema, garantindo que você saiba o que está acontecendo com o seu fluxo de caixa;

Integração com balança: para negócios como restaurante self-service, onde o peso dos produtos define o preço, a integração da balança garante que não ocorra manipulação de valores.

 

Algumas dicas para proteger o seu negócio

 

Além de contar com a segurança de um sistema integrado, você também pode tomar atitudes práticas para defender o seu estabelecimento contra golpes:

 

Treine sua equipe: ensine os funcionários a ficarem atentos a comportamentos suspeitos e mudanças nas maquininhas;

Verifique suas transações regularmente: acompanhe os relatórios de vendas para ter certeza de que o valor que está entrando na sua conta não apresenta nenhuma inconsistência;

Instale câmeras de segurança: elas ajudam a evitar a ação de golpistas e garantem mais controle no local de venda.

 

Proteja seu negócio com a POS integrada a balança

 

O golpe da maquininha é um problema real e pode gerar grandes prejuízos para o seu negócio. Com a solução Meep Balança, você garante transações seguras, monitoramento em tempo real e um sistema integrado que elimina o risco de fraudes.

 

Quer saber mais? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como as soluções da Meep podem trazer mais segurança e eficiência para seu negócio.

Conheça quem está por trás deste post:

Fernanda Bertú
Redatora