Saiba como desenvolver um programa de fidelidade de forma prática junto à tecnologia Provavelmente você já foi a algum restaurante e recebeu um cartão fidelidade de papel. Funciona assim: a cada refeição, ou a cada certa quantia, um carimbo. Com algumas marcações, já é possível ter algum desconto ou refeição gratuita. Certamente você também […]
Saiba como desenvolver um programa de fidelidade de forma prática junto à tecnologia
Provavelmente você já foi a algum restaurante e recebeu um cartão fidelidade de papel. Funciona assim: a cada refeição, ou a cada certa quantia, um carimbo. Com algumas marcações, já é possível ter algum desconto ou refeição gratuita. Certamente você também já sumiu vários desses cartões, que se perderam na bolsa, na rua ou foram esquecidos em algum lugar. A verdade é que essa estratégia de fidelização pode ser muito mais eficiente ao lado da tecnologia.
Programas de fidelidade são transformadores para todo tipo de negócio, não só restaurantes, mas bares, baladas, hotéis, eventos, entre outros. Utilizar um sistema que distribui as vantagens de forma digital permite ao cliente ter mais controle dos seus pontos e ainda ajuda o gestor a identificar e organizar informações de forma automatizada e simples, aumentando substancialmente a eficiência dessas estratégias.
Qual a importância dos programas de fidelidade?
Os programas de fidelidade são responsáveis por fazer o cliente se sentir único e valorizado. Essa característica atua diretamente na percepção de valor do cliente em relação à empresa – algo intimamente ligado com a retenção de clientes.
Isso pode torná-los grandes defensores da empresa, criando uma publicidade orgânica. Algo muito importante para o crescimento de qualquer negócio, porque essas pessoas acabam divulgando os produtos e/ou serviços da marca, indicando-a e interagindo fortemente em ações promovidas. Essa estratégia também é conhecida como Marketing de Defensores.
Além disso, clientes fiéis costumam gastar mais e com maior frequência. Assim, os programas podem agir como um incentivo a mais, estimulando o consumo, o que contribui para o faturamento contínuo da empresa.
Além disso, é de comum acordo no marketing que atrair é mais caro que manter. Segundo Philip Kotler, um dos maiores estudiosos de marketing do mundo: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um antigo”. Isso porque investir em estratégias de atração costuma ser mais caro do que criar um relacionamento duradouro.
Como desenvolver um programa de fidelidade?
Hoje em dia, desenvolver um programa de fidelidade de sucesso fica mais fácil com as estratégias digitais disponíveis. Com o sistema da Meep, por exemplo, o negócio consegue reunir informações importantes sobre o nível de consumo e de fidelidade de cada cliente, o que ajuda na construção de campanhas. As informações são organizadas em dashbords interativas, que o gestor pode acompanhar a qualquer momento atualizadas.
No Portal Meep, é possível oferecer ‘moedas’ de acordo com o nível de fidelidade. As moedas podem gerar benefícios como descontos, produtos gratuitos, entre outras vantagens. As regras de obtenção de pontos e também as recompensas são definidas por cada estabelecimento, o que dá a liberdade para cada negócio desenvolver o programa do seu jeito.
Resumindo: um negócio não cresce atoa e a capacidade de reter clientes é um dos grandes fatures para isso. Clientes satisfeitos, que se sente valorizados, são fiéis, consomem mais, interagem mais em campanhas e ainda espalham a palavra da sua marca por aí.
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