Autoatendimento: a tendência que pode impulsionar seu negócio

Como essa estratégia pode diminuir custos e otimizar a experiência dos clientes   O autoatendimento é uma tendência crescente no mercado, trazendo inúmeros benefícios tanto para os negócios, quanto para os clientes. De acordo com pesquisas realizadas pela Globo Insights e pela Cromo Solutions Marketing, os consumidores brasileiros apontam o autoatendimento como uma das tecnologias […]

Como essa estratégia pode diminuir custos e otimizar a experiência dos clientes

 

O autoatendimento é uma tendência crescente no mercado, trazendo inúmeros benefícios tanto para os negócios, quanto para os clientes. De acordo com pesquisas realizadas pela Globo Insights e pela Cromo Solutions Marketing, os consumidores brasileiros apontam o autoatendimento como uma das tecnologias mais promissoras, ao lado de aplicativos, novos meios de pagamento e visualização 3D.

 

A Meep é especialista em soluções de autoatendimento e utilizar as nossas soluções para negócios pode proporcionar uma experiência de compra mais fácil e agradável para os clientes, além de otimizar a gestão de estabelecimentos e eventos.

 

Um exemplo disso é o caso do Night Market Rooftop de Belo Horizonte, que investiu em soluções Meep de autoatendimento e teve um aumento de quase 80% no faturamento em apenas 4 meses. O rooftop utilizou o modelo pré-pago cashless para otimizar sua operação e aumentar seu faturamento, além de totens como equipamentos adicionais. Essa mudança proporcionou uma experiência diferenciada para os clientes, incentivando a recarga e diminuindo os gargalos no atendimento.

 

Confira soluções práticas de autoatendimento que desenvolvemos após anos de aperfeiçoamento em estratégias para tornar lugares incríveis.

 

Totem

Disponibilizar totens de autoatendimento em estabelecimentos e eventos é uma ótima estratégia para dar adeus às grandes filas que se formam nesses locais. Nos totens, os clientes conseguem imprimir fichas, caso o modelo da operação seja pré-pago, ou recarregar o saldo do cartão Cashless. Além disso, os pedidos realizados podem ser enviados diretamente para a cozinha ou bar, acelerando o tempo dos pedidos.

 

Esses processos podem otimizar o trabalho dos atendentes. Sem a necessidade de mediar todos os pedidos, por exemplo, os garçons ficam mais livres para se preocupar em oferecer a melhor experiência ao cliente: sugerindo pratos especiais, ajudando na escolha dos pedidos ou recepcionando todos com cuidado e atenção.

 

Aplicativo

Se você não utiliza a variedade de dispositivos e softwares disponíveis atualmente, seu negócio está desperdiçando a possibilidade de automatizar e descomplicar vários processos. Não abra mão de colocar o seu negócio no aplicativo Meep.

 

Nele, clientes conseguem acompanhar o andamento do pedido, acessar o cardápio, fazer pedidos e pagamentos com praticidade e autonomia. Além disso, essa tecnologia pode ser um ótimo canal de relacionamento com o cliente, sendo um caminho para envio de ofertas e promoções personalizadas.

 

Cardápio digital QR Code

O cardápio digital é outra opção para quem quer agilizar os atendimentos e diminuir custos. Isso porque, nele, também é possível enviar pedidos diretamente para a cozinha, além de modificar itens quando quiser. Em um cardápio físico, alterar promoções, produtos ou imagens pode envolver muitos custos e dores de cabeça. Com um cardápio digital, basta um clique.

 

A praticidade e a rapidez que pedidos e pagamentos podem ser feitos por meio desse modelo alavancam as vendas de um negócio. Disponibilizar um cardápio completo, atualizado e com imagens chamativas atrai mais clientes e favorece a experiência de consumo. Por isso, não ter uma opção de cardápio digital na casa pode ser uma grande desvantagem.

 

Tablet

Outra opção para disponibilizar ao cliente a possibilidade de escolher, pagar e pedir por si mesmo com facilidade é o tablet. Nele, é possível ver o cardápio e fazer pedidos. O equipamento pode ser disponibilizado em mesas, quartos de hotéis, motéis, balcões, camarotes, entre outras diversas possibilidades. Ainda há a possibilidade de customizar o papel de parede do equipamento, destacando descontos ou promoções.

 

O tablet de mesa também permite ao cliente chamar pelo atendente quando quiser, para tirar dúvidas ou pedir sugestões, por exemplo. Os pagamentos podem ser feitos diretamente pelo equipamento, de forma rápida e prática, a partir de QR Code.

 

Quer saber mais? Assista agora ao nosso vídeo do Minuto Meep.

 

Autoatendimento é sinônimo de experiências incríveis!

 

Se você se interessou e acredita que a nossa solução pode atender perfeitamente às necessidades do seu negócio, entre em contato com um de nossos consultores. Estamos prontos para ajudá-lo a obter os melhores resultados.

 

Conheça quem está por trás deste post:

Arianne Ruas
Redatora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais