Como fazer promoções personalizadas para o seu negócio?

7 passos cruciais para aumentar lucros, atrair e fidelizar clientes com promoções de sucesso Realizar promoções bem estruturadas é um caminho eficaz não só para aumentar o faturamento do seu negócio, mas para atrair ou fidelizar mais clientes. Campanhas desse tipo podem ser um caminho eficiente para alcançar bons resultados. Mas, para realizar a ação […]

7 passos cruciais para aumentar lucros, atrair e fidelizar clientes com promoções de sucesso


Realizar promoções bem estruturadas é um caminho eficaz não só para aumentar o faturamento do seu negócio, mas para atrair ou fidelizar mais clientes. Campanhas desse tipo podem ser um caminho eficiente para alcançar bons resultados. Mas, para realizar a ação ideal, você precisa conhecer as particularidades do seu estabelecimento e do seu público.

É fácil errar a estratégia e acabar queimando o filme no mercado ou até tendo prejuízos. Continue a leitura para entender o que você não pode deixar de fazer para realizar promoções de sucesso.

 

1) Estabeleça uma meta mensurável

Importante salientar que promoções podem ter diversas intenções e é importante estabelecer, desde o início, a sua. O que você pretende alcançar? Fidelizar clientes, atrair novos ou dar vazão a um estoque de produtos parados?

 

Estabelecer em detalhes o que se quer atingir é essencial para conduzir a ação. Se a intenção é fidelizar clientes, por exemplo, uma estratégia pode ser oferecer brindes ou vantagens para quem consome mais ou frequenta mais a casa. Assim seus clientes podem se sentir especiais, o que favorece muito a fidelização.

 

Porém se a intenção é atrair, a estratégia deve mudar. Para trazer novas pessoas para a casa é necessário chamar atenção de alguma forma, em descontos, combos ou vantagens a quem trouxer amigos, por exemplo. Considerar parcerias com outras empresas ou influenciadores também pode ser um caminho para alcançar novos públicos.

 

2) Analise dados do seu negócio

Desenvolver uma promoção sem conhecer a fundo o seu público é um grande erro. Antes de tomar qualquer decisão é importante analisar relatórios de venda para entender o funcionamento do seu negócio e particularidades dos seus clientes.

 

Uma compreensão ampla dos dados permite, por exemplo, saber os produtos e horários mais populares, além de identificar dias com picos de vendas ou com queda de faturamento. Assim você consegue determinar quais produtos ou serviços incluir na promoção e quando é o melhor momento para executá-la.

 

Sabendo o movimento de cada horário na casa, você consegue programar promoções que buscam aumentar o fluxo em determinados momentos ou aproveitar um horário de casa cheia para ter ainda lucratividade, por exemplo.

 

3) Escolha o período da oferta

Aproveitar as datas comemorativas do ano como mote para promoções também é uma ótima ideia. Em algumas ocasiões, como dia das mães, dia dos pais ou dia dos namorados, as pessoas costumam naturalmente procurar eventos ou lugares para comemorar. Utilizar dessas datas para lançar descontos, combos ou destaques para aumentar o valor médio de compra é muito oportuno.

 

Além disso, é importante definir um prazo de duração da campanha. Esse limite gera o gatilho da escassez, que cria maior sentimento de urgência no cliente. Isso o estimula a aproveitar as vantagens de uma vez antes que acabem. Por isso é importante sempre deixar evidente que a promoção é por tempo limitado.

 

4) Ofereça um diferencial competitivo

É importante sempre estudar a concorrência para oferecer ações que se destaquem no mercado. Seja criativo para criar vantagens que outros não estejam oferecendo para alcançar novos clientes. Pergunte a si mesmo: o que meu negócio oferece que outros não? Pode ser a experiência do cliente, a variedade de opções ou a alta qualidade dos produtos. Não esqueça de ressaltar isso na oferta.

 

5) Escolha canais efetivos para divulgação da ação

De nada adianta estruturar uma promoção incrível, se ela não é bem difundida. Entendendo bem o perfil do seu público, você pode escolher os melhores canais para atingi-lo. Você pode explorar e-mails marketing, mensagens de WhatsApp, posts nas redes sociais, entre outros meios.

 

Se o seu negócio está no aplicativo da Meep, você também pode enviar mensagens personalizadas por push para usuários cadastrados, com ofertas, descontos, boas vindas, etc. A plataforma conta com mais de 1 milhão de usuários, utilizando-a, você também acompanha os dados de consumo do seu negócio em tempo real.

 

Nos cardápios digitais você também pode divulgar a promoção. Em totens ou tablets de mesa, por exemplo, é possível inserir uma arte de divulgação chamativa na primeira tela.

 

6) Realize campanhas personalizadas

Tratar os clientes de forma próxima e única é um grande passo para fidelização. Por isso utilizar ferramentas que possibilitam que o gestor conheça seu público a fundo são tão importantes.

 

No Portal Meep, você possui um CRM completo, que reúne o histórico de cada cliente no estabelecimento, com dados de consumo, frequência na casa, além de contatos. Assim você pode identificar os clientes mais assíduos, aniversariantes e que mais consomem e oferecer vantagens específicas para cada grupo de clientes, por meio do CPF.

 

7) Analise os resultados

A fim de melhorar cada vez mais as campanhas, a análise de resultados é essencial e muitos deixam de fazer. Monitore vendas, tráfego no site, interações em redes sociais e outras métricas relevantes para seu empreendimento. Com os dados em mãos, é possível identificar quais pontos foram bem sucedidos e quais não. Dessa forma, futuras ações podem ser aprimoradas.

 

Gostou das dicas? A Meep oferece soluções que auxiliam gestores em todas essas etapas. Fale com um de nossos consultores e descubra a ideal para o seu negócio.

Conheça quem está por trás deste post:

Arianne Ruas
Redatora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas