Saiba as preferências do consumidor brasileiro em bares e restaurantes

Mesmo com o crescimento do delivery, o hábito de sair de casa para comer e beber por lazer é preponderante   Apesar do aumento dos serviços de entrega, os brasileiros ainda preferem o presencial quando o quesito é o consumo de alimentos e bebidas. É o que revela a pesquisa realizada no último ano pela […]

Mesmo com o crescimento do delivery, o hábito de sair de casa para comer e beber por lazer é preponderante

 

Apesar do aumento dos serviços de entrega, os brasileiros ainda preferem o presencial quando o quesito é o consumo de alimentos e bebidas. É o que revela a pesquisa realizada no último ano pela Sebrae e Abrasel, “Hábitos de consumo em bares e restaurantes”, que aponta as principais preferências dos consumidores no Brasil. Ao todo, foram ouvidas mais de seis mil pessoas, em todas as regiões do país.

 

Os resultados ainda apontam que, para os entrevistados, limpeza e atendimento pesam mais que o preço na hora da escolha do estabelecimento. A pesquisa mapeou os padrões de preferência dos consumidores sob os seguintes critérios: atendimento, conservação/higiene, ambiente, preço/pagamentos, segurança, acessibilidade, marketing, delivery e economia circular.

 

Comer e beber fora de casa está com tudo

 

Mesmo que a pandemia tenha estimulado o mercado de delivery, os números apontam que, entre os brasileiros, o comportamento de sair para comer e beber ainda é mais forte. “Dois terços dos entrevistados consomem tanto em estabelecimentos AFL (no próprio local ou para consumo posterior), como também através de plataformas de delivery. Porém, o consumo de bebidas e alimentos prontos é, principalmente, no próprio estabelecimento (93%)” aponta a pesquisa.

 

Quanto à frequência, os dados também são animadores. Dois terços do público que consome em estabelecimentos de alimentação fora do lar, frequenta os locais entre duas e cinco vezes por mês. 20% frequentam oito vezes ou mais. A pesquisa também revela que o que mais impulsiona os brasileiros a saírem de casa é a busca por momentos de lazer e encontros sociais.

 

Segundo José Eduardo Camargo, líder de conteúdo da Abrasel, na média, o lucro dos estabelecimentos ainda vem mais do salão, do que do delivery. Por isso é tão relevante investir em construir um ambiente acolhedor, que recebe bem os clientes. Tecnologias de pagamento e atendimento são aliadas nesse sentido.

 

Limpeza e atendimento são critérios cruciais

 

Quando perguntados: “Qual a característica é mais importante para escolher um estabelecimento do setor AFL?”, o critério limpeza aparece em primeiro lugar (32,4%). O segundo aspecto crucial na hora da escolha é a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes, com percentual de 17%.

 

O próximo critério no ranking de relevância é o ambiente. A estética e o conforto contam nesse ponto. Os consumidores destacaram o ambiente agradável, que colabora para o bem-estar, nas suas escolhas. Logo depois, a comida saborosa aparece com 10,3% e o preço acessível, adequado à oferta, com 7,2%.

 

A pergunta feita aos entrevistados conduz a uma resposta que diz respeito ao fator mais crucial na escolha. Por isso, não quer dizer que os aspectos com menos votos não são importantes, mas sim que não são tão cruciais em relação a outros, como limpeza e atendimento. No cenário competitivo do mercado, os aspectos com menos votos, inclusive, funcionam como vantagens competitivas, que atuam como diferenciais.

 

Os demais aspectos, com percentuais mais parecidos, foram (em ordem decrescente): qualidade dos produtos, localização, recomendação de pessoas, variedade do cardápio, rapidez no atendimento, opções saudáveis, popularidade, entre outros.

 

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Conheça quem está por trás deste post:

Arianne Ruas
Redatora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais